Publicidade

Negócios

19/01/2017

Acqua Mineira desenvolve garrafa especial

Modelo possui formato cônico invertido, em que o diâmetro da base é menor do que as extremidades
Daniela Maciel
Email
A-   A+
Novo modelo traz um gargalo curvilíneo, para proporcionar melhor encaixe da garrafa nas mãos, diz o sócio da Acqua Mineira, Gustavo Sardilli/Divulgação
Uma garrafa bonita pode atrair ainda mais a atenção do consumidor. Certa disso e ao ouvir os constantes pedidos de seus clientes do segmento de cachaças artesanais por uma embalagem inovadora, a Acqua Mineira Distribuidora, sediada em Belo Horizonte, especializada em embalagens de vidro para os segmentos alimentício, de bebidas e farmacêutico, compreendeu que era hora de solucionar o problema.

De acordo com o sócio da Acqua Mineira, Gustavo Sardilli, apesar de não ser uma fabricante, a empresa poderia contribuir na criação de algo moderno, que atendesse às necessidades do mercado. O segundo passo seria encontrar um parceiro capaz de ajustar e executar o projeto.

“Trabalhamos desde 2001 com foco no segmento e alimentos e bebidas e, por isso, temos muitas informações de mercado. Identificamos esse gap e pensamos que precisávamos criar um conceito que sanasse essa insatisfação. A garrafa precisava ser moderna e ao mesmo tempo ter um apelo clássico. Ainda devia atender todas as exigências técnicas e operacionais, como tamanho das gôndolas nos supermercados, adaptação aos equipamentos de envase e conforto e segurança no manuseio pelos consumidores e profissionais como barmans, por exemplo”, explica Sardilli.

Foi assim que surgiu a EVA 700. O investimento de R$ 500 mil deu origem ao modelo que possui formato cônico invertido, em que o diâmetro da base é menor do que as extremidades. Também traz um gargalo curvilíneo, para proporcionar melhor encaixe da garrafa nas mãos. As pesquisas para o desenvolvimento do produto começaram em 2014 e os testes foram realizados em 2016.

“Somos uma distribuidora, mas temos o DNA da inovação. Não ficamos parados, sempre buscamos soluções para as demandas do mercado. Nesse caso estudamos referências no mundo para criar algo que fosse bonito e tivesse preço competitivo. Levamos o conceito para o O-I (Owens Illinois, Inc., maior fabricante de embalagens de vidro do mundo), que aceitou a parceria. Alguns ajustes foram feitos e estimamos a venda de 1,5 milhão de unidades até o fim de 2017, não apenas para as cachaçarias, mas também para outros segmentos como de licores e vinhos suaves”, afirma o sócio da Acqua Mineira.

Segundo o gerente de produtos da O-I no Brasil, Antônio Melo, inovação é uma das marcas da empresa, que entendeu que a parceria com a Acqua Mineira seria uma oportunidade. A produção do novo modelo é feita na unidade de São Paulo e demandou ajustes na linha de produção. “A Acqua tinha a proposta de uma garrafa desfranqueada e também o esboço de um desenho. Hoje as garrafas são todas parecidas e eles queriam algo diferente. Nós queremos fazer coisas inovadoras. Foi uma união de forças”, relembra Melo.

Entre a primeira reunião, quando o projeto foi apresentado a todos os setores da O-I envolvidos para que fosse avaliada a necessidade de ajustes técnicos, e a chegada do novo modelo às prateleiras foi gasto um ano. “Fizeram algumas modificações para unir a beleza com a funcionalidade e resolver entraves fabris. Essa parceria também promove uma abertura para novos mercados. Para uma empresa do nosso porte, muitas vezes é difícil chegar aos pequenos produtores. Ter parceiros como a Acqua Mineira é também uma estratégia de escuta do mercado”, destaca o gerente de produtos da O-I.

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

21/01/2017
Pif Paf prevê receita 5% maior, batendo quase R$ 2 bilhões
Índice está apoiado no lançamento de produtos
21/01/2017
Estácio vê com otimismo captações de alunos
São Paulo - A Estácio Participações, segunda maior empresa de ensino superior privado do País, está otimista quanto à captação de...
20/01/2017
Cachaça Claudionor aposta em divulgação pela internet
Site apresenta a história, processo de fabricação e curiosidades
20/01/2017
Viajantes brasileiros buscam mais voos nacionais via mobile
São Paulo - A vida das pessoas está cada dia mais digitalizada e um dos responsáveis por isso é o smartphone. Hoje, grande parte das atividades é feita por meio...
20/01/2017
Netflix se aproxima de 100 milhões de assinantes
São Paulo - A Netflix anunciou crescimento recorde de 7,05 milhões de assinantes no último trimestre de 2016, ao redor do mundo, e soma agora 93,8 milhões. Dos...
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.