Publicidade

Opinião

21/01/2017

Editorial

Retrocesso na Lava Jato
Email
A-   A+
Além da perda do notável juiz, a morte do ministro Teori Zavascki torna incerto os rumos da Operação Lava Jato em um momento decisivo. A expectativa era grande com a proximidade da homologação das delações premiadas de 77 executivos da Odebrecht, prevista para fevereiro com a retomada dos trabalhos do Supremo Tribunal Federal (STF).

Havia uma imensa preocupação no Palácio do Planalto pois pipocavam rumores sobre o teor das delações, principalmente de Marcelo Odebrecht, o “príncipe” da empreiteira, com supostos envolvimentos no esquema de corrupção na Petrobras de ministros muito próximos de Michel Temer e até mesmo do próprio presidente. No início de fevereiro, com o fim do sigilo dos depoimentos, certamente viriam à tona o conteúdo das delações.

 Relator dos processos da Lava Jato no Supremo, Teori Zavascki vinha demonstrando “preocupação com o que tinha para acontecer” por conta das informações a que teve acesso. A revelação de um dos filhos do ministro, Francisco Prehn Zavascki, no dia seguinte de sua trágica morte na queda de um avião em Paraty, aumenta a suspeita em torno do suposto acidente e intensifica o clima de forte instabilidade política e institucional em relação ao desfecho da Operação Lava Jato.

A incerteza sobre a morte de Teori e as consequências na Lava Jato exigem respostas urgentes por parte dos responsáveis pela investigação sobre a queda do avião e pela definição sobre qual ministro do Supremo assumirá a relatoria da operação, se será o indicado por Temer para substituir Teori ou sorteado entre Celso de Mello, Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli e Gilmar Mendes, que compõem a 2ª Turma do STF.

Enquanto prosseguem as indefinições, as teorias da conspiração proliferam e agravam a incerteza não apenas sobre a Lava Jato, mas também sobre o futuro do governo Temer e do ainda frágil processo de ajuste fiscal no País, subordinado aos caprichos e interesses corporativistas do Congresso Nacional, e a expectativa de retomada na economia nacional.

Apesar de circunstâncias e contextos bastante diferentes, já há quem compare as quedas dos aviões do então candidato à Presidência da República Eduardo Campos, justamente no momento em que sua campanha decolava, e de Teori Zavaski, coincidentemente ou não nas vésperas da homologação da megadelação premiada da Odebrecht.

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

11/02/2017
Editorial
Prejuízo em dobro
11/02/2017
Excelência nas empresas
Uma pesquisa recente coloca o Brasil em penúltimo lugar como o menos produtivo dentre 18 países avaliados, estando entre eles Canadá, Coreia do Sul, Austrália e China,...
11/02/2017
Obama marcou seu tempo
"Foi melhor que seu antecessor. E, seguramente, será bem melhor que seu sucessor" (Antônio Luiz da Costa, educador) Tá na cara que Barack Obama vai deixar...
11/02/2017
Uma alternativa para pagar de dívidas
Autorizado pelo governo federal ainda em 2016, o saque das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) está previsto para iniciar no próximo mês de...
10/02/2017
Editorial
Muito além da aparência
› últimas notícias
Juros do cheque especial caíram em fevereiro
Seguro viagem reduz despesas médicas e aumenta tranquilidade
Nota do Brasil é mantida em BB pela S&P
Corte no Orçamento deve ficar próximo de R$ 30 bilhões
Direito do consumidor gera quase 30% dos processos judiciais no País
Leia mais notícias ›
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:

Cadastrar
› Mais Lidas
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› DC Auto
Jeep Compass Trailhawk sai na frente com o diesel
Pacote farto de equipamentos se destaca
Novo Honda WR-V chega em março
Activ é a versão aventureira do Chevrolet Onix, carro mais vendido no Brasil em 2016
Evolução é obrigatória para os motores
Leia todas as notícias ›
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.
› Edição Impressa


11 de fevereiro de 2017
Conteúdo exclusivo para assinantes
› DC no Facebook
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.