Publicidade

Agronegócio

20/01/2017

Estados devem aumentar vigilância para prevenir influenza aviária

Agência Estado
Email
A-   A+
São Paulo - O Ministério da Agricultura solicitou aos órgãos estaduais de defesa sanitária animal que aumentem a vigilância em estabelecimentos avícolas para prevenir a entrada da influenza aviária. O ministério emitiu nota técnica, ontem, detalhando as providências já adotadas para evitar casos da doença no País.

Para a Pasta, há também a necessidade de ser feita vigilância epidemiológica em todos os locais de aves migratórias reconhecidos pelo Departamento de Saúde Animal (DSA). Existem 20 áreas de monitoramento da entrada desses animais no território brasileiro, localizadas na Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

A fiscalização também será intensificada nos portos, aeroportos, postos de fronteira e aduanas. Segundo a Pasta, ao menos 197 espécies de aves podem migrar. Desse total, 53% (104 espécies) se reproduzem no Brasil e 47% (93 espécies) possuem seus sítios de reprodução em outros países.

O governo do Chile confirmou o segundo caso de influenza aviária, em uma granja de perus da Sopraval, uma das marcas da Agrosuper, localizada na área rural de El Melón, na região de Valparíso (na costa central do Chile). Para conter a propagação do vírus, foi determinado, além de medidas de segurança, o abate imediato de cerca de 35 mil perus da fazenda.

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

22/01/2017
Brasil desenvolve pesquisa para produção e exportação para a Índia
Um cenário bastante promissor está se desenhando para a produção de leguminosas – grão-de-bico, lentilha, ervilha, feijão-vagem e outros...
21/01/2017
Rebanho brasileiro cresceu 27% em 2016
Minas Gerais responde por 26% do volume nacional, com 16.932 bovinos registrados no ano passado
21/01/2017
Entidades criticam números da Conab referentes aos estoques do conilon
Brasília - Produtores de café e entidades ligadas ao setor criticaram os números divulgados pelo governo sobre os estoques privados de café conilon, em reunião...
21/01/2017
Governo anuncia leilões do arábica
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) retoma, nessa semana, os leilões eletrônicos de venda de café arábica dos estoques públicos. Na primeira...
20/01/2017
Cooxupé projeta safra de qualidade para 2017
Chuvas têm favorecido o setor
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.