Publicidade

Economia

19/01/2017

Intenção de consumo das famílias brasileiras recua 1,7% em janeiro

Perspectiva de compra a prazo é negativa em 11,9%
Email
A-   A+
Apesar de menor nível de consumo atual, foi percebida melhora para bens duráveis/Alisson J. Silva
Rio de Janeiro e São Paulo - A intenção de consumo das famílias caiu 1,7% em janeiro deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados ontem pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A queda foi provocada principalmente pela piora na perspectiva de compra a prazo (-11,9%).

Também houve quedas na avaliação sobre a renda atual (-6,9%), no nível de consumo atual (-5%) e na perspectiva profissional (-0,9%). Por outro lado, houve crescimento na avaliação sobre o emprego atual (1,2%), perspectiva de consumo (7,3%) e momento para a compra de bens duráveis (8,4%).

Na comparação com dezembro de 2016, a intenção de consumo das famílias manteve-se estável. Se por um lado houve queda em componentes como o emprego atual (-1%) e a renda atual (-1%), por outro, houve crescimento de 3,2% no momento para compra de duráveis e de 1,7% no nível de consumo atual.

Shoppings - O fluxo de pessoas nos shoppings brasileiros caiu 2,5% em dezembro em relação ao mesmo mês de 2015, o que, em termos absolutos, equivale a uma queda de 9,3 milhões de visitas, conforme o índice Iflux, do Ibope Inteligência e Mais Fluxo.

Ainda conforme o levantamento, o principal recuo foi na semana que antecedeu o Natal, com variação negativa de 4,1% dos dias 17 a 24 na comparação com mesmo período do ano anterior. De 1 a 8 de dezembro, a variação foi positiva, de +0,4%, e queda de 0,4% na semana seguinte. Já no final do mês, de 25 a 31, houve queda ante o mesmo intervalo de 2015, de 0,2%.

Por região, os shoppings da região metropolitana do Rio de Janeiro tiveram a queda mais acentuada no mês de dezembro, na média de 6,5%, ao passo que na Grande São Paulo a retração foi de 0,8%. Por outro lado, na Grande Recife o fluxo ficou positivo no mês, com alta de 2,2%.

“Confirmando a tendência observada em meses anteriores, os shoppings que apresentam melhores resultados em dezembro são os classificados como ‘dominantes’ em seus mercados e os que atendem a um perfil de clientes mais qualificado - predominância de classe AB”, afirmou trecho do documento. (ABr, AE e Reuters)

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

11/02/2017
Nota do Brasil é mantida em BB pela S&P
Perspectiva negativa sinaliza chance de rebaixamento nos próximos meses, diz agência de classificação
11/02/2017
Corte no Orçamento deve ficar próximo de R$ 30 bilhões
Brasília - O governo decidirá nas próximas semanas o tamanho do corte que terá que fazer no Orçamento de 2017 para garantir o cumprimento da meta fiscal, de...
11/02/2017
Direito do consumidor gera quase 30% dos processos judiciais no País
São Paulo - O secretário nacional do Consumidor, Armando Luiz Rovai, afirmou na sexta-feira que quase 30% dos mais de 100 milhões de processos judiciais no Brasil têm...
11/02/2017
BMG UpTech planeja lançar aceleradora de startups em 2017
Empresa fechou parceria com a Ace
11/02/2017
Mineração e siderurgia em alta
Índice Bovespa refletiu bom desempenho das commodities no mercado internacional
› últimas notícias
Juros do cheque especial caíram em fevereiro
Seguro viagem reduz despesas médicas e aumenta tranquilidade
Nota do Brasil é mantida em BB pela S&P
Corte no Orçamento deve ficar próximo de R$ 30 bilhões
Direito do consumidor gera quase 30% dos processos judiciais no País
Leia mais notícias ›
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:

Cadastrar
› Mais Lidas
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› DC Auto
Jeep Compass Trailhawk sai na frente com o diesel
Pacote farto de equipamentos se destaca
Novo Honda WR-V chega em março
Activ é a versão aventureira do Chevrolet Onix, carro mais vendido no Brasil em 2016
Evolução é obrigatória para os motores
Leia todas as notícias ›
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.
› Edição Impressa


11 de fevereiro de 2017
Conteúdo exclusivo para assinantes
› DC no Facebook
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.