Publicidade

DC Mais

21/01/2017

Mostra de Tiradentes reúne o melhor do cinema em Minas

Email
A-   A+
Com uma programação que inclui 108 filmes, a 20ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes, no Campo das Vertentes, em Minas Gerais, abre o calendário audiovisual brasileiro. Realizado até o dia 28 deste mês, o evento oferece, além das sessões cinematográficas, oficinas, debates e apresentações culturais. Todas as atividades são oferecidas gratuitamente ao público.

Na cerimônia de abertura, na noite de sexta-feira, foram homenageadas as atrizes Helena Ignez e Leandra Leal, que receberam o Troféu Barroco. Na sequência, foi exibido o primeiro filme da mostra, cujo título marcou a estreia de Leandra Leal como diretora. “As Divinas Divas” retrata ícones da primeira geração de artistas travestis no Brasil, nos anos 1960.

Realizada pela Universo Produções, com apoio do Ministério da Cultura, a Mostra de Cinema de Tiradentes tem como tema, nesta 20ª edição, “Cinema em Reação, Cinema em Reinvenção”. Especialistas convidados farão um balanço da produção cinematográfica dos últimos 20 anos no país e vão discutir os desafios em um período de crise econômica e política.

Dos filmes a serem exibidos, 34 são longas-metragens e dois médias. Há ainda 72 curtas-metragens, de 11 estados diferentes. A programação completa está disponível na página oficial do evento.

Uma novidade da mostra deste ano é a criação do Troféu Helena Ignez, que será entregue a uma mulher, de qualquer área, que tenha se destacado em alguma produção. A iniciativa surge em um momento de destaque da participação feminina nas produções que serão apresentadas. Dos 108 títulos incluídos na programação, 43 têm uma mulher na direção, cerca de 40%. Nas primeiras edições do evento, os filmes dirigidos por uma profissional do sexo feminino surgiam apenas como exceções.

Inclusão - Uma das características que diferencia a Mostra de Cinema de Tiradentes de outros festivais cinematográficos é o seu propósito inclusivo. Não há cobrança de bilhetes para nenhuma das atividades da programação.

Além do uso de dois ambientes fechados para exibição dos filmes, é montado o cine-praça. Utilizando um telão, a praça central da cidade torna-se palco de sessões noturnas que comportam mais de mil espectadores.

O evento é também uma oportunidade para novos cineastas buscarem se apresentar e se inserir no mercado. Com esse intuito, foi criada a Mostra Aurora, que chega à sua 10ª edição como uma das mais esperadas atrações. Ela é dedicada a longas-metragens inéditos de realizadores em início de carreira. Os sete títulos concorrentes serão avaliados por um júri de críticos.

Com a edição deste ano, a Mostra Aurora chega a 70 filmes exibidos desde que foi criada. Ao longo dessa trajetória, ela deu visibilidade a cineastas que hoje estão estabelecidos no circuito cinematográfico brasileiro, a exemplo dos diretores Kleber Mendonça Filho e Bruno Safadi. (ABr)

Publicidade

Aproveite! Assine o DC e tenha notícias exclusivas

Leia também

11/02/2017
Música ajuda a prevenir mal de Alzheimer
São Paulo - Toca uma música antiga no rádio e, de repente, você se vê cantando junto. Já passou por isso? Mesmo sem nem lembrar que a canção...
11/02/2017
Curtas DC MAIS
Posse na CDL Jovem Toma posse na quarta-feira (15), às 19h30, no Centro de Convenções da CDL/BH, a nova Diretoria Executiva da CDL Jovem, eleita para o biênio...
10/02/2017
Agenda Cultural
Espetáculo solidário Musical - “Cinderela - Felizes para sempre” é um musical que conta a historia de Cinderela, menina que perde o pai e fica à...
10/02/2017
Dança alegra a vida e é eficaz contra males
Um dos objetos mais valiosos que guardo comigo é o aparelho de som herdado de Tia Rita, irmã de meu pai. Ele ficava na sala de sua casa, em Patrocínio, e é uma das...
10/02/2017
Curtas DC MAIS
Decora BH No espírito carnavalesco que toma conta de Belo Horizonte, monumentos da Capital serão enfeitados com adereços elaborados com material reciclado. Batizado de...
› últimas notícias
Juros do cheque especial caíram em fevereiro
Seguro viagem reduz despesas médicas e aumenta tranquilidade
Nota do Brasil é mantida em BB pela S&P
Corte no Orçamento deve ficar próximo de R$ 30 bilhões
Direito do consumidor gera quase 30% dos processos judiciais no País
Leia mais notícias ›
› Newsletter
O melhor conteúdo exclusivo e gratuito no seu e-mail:

Cadastrar
› Mais Lidas
Leia todas as notícias ›
Publicidade
› DC Auto
Jeep Compass Trailhawk sai na frente com o diesel
Pacote farto de equipamentos se destaca
Novo Honda WR-V chega em março
Activ é a versão aventureira do Chevrolet Onix, carro mais vendido no Brasil em 2016
Evolução é obrigatória para os motores
Leia todas as notícias ›
› Assine o DC

Acesso completo

aos conteúdos online e versão impressa.
Único jornal especializado em Economia, Negócios e Gestão de Minas Gerais.
Ferramenta indispensável para fazer bons negócios.
› Edição Impressa


11 de fevereiro de 2017
Conteúdo exclusivo para assinantes
› DC no Facebook
 
© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.